Pintura Passagem do Chaco

Fonte: Pintura histórica localizada no Museu Histórico Nacional (MHN)
na Praça Marechal Âncora, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

Pedro Américo de Figueiredo e Melo (nascido em Areia – PB, Brasil, em 29 de abril de 1843 – falecido na cidade de Florença, Itália, 07 de outubro de 1905). Em 1854, com onze anos, Pedro Américo foi para o Rio de Janeiro, estudar no Colégio Pedro II. Em 1856 ingressou na Academia Imperial de Belas Artes. Recebeu do Imperador D. Pedro II, uma bolsa para estudar na Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris, para onde foi em 1859, com dezesseis anos. 

O quadro de Pedro Américo foi uma encomenda do governo imperial brasileiro para expor façanha bélica no contexto da Guerra da Tríplice Aliança, em 1867. Retrata episódio da guerra envolvendo Manuel Luís Osório, a pintura propõe-se a glorificar a atuação bélica brasileira no conflito no Território Paraguaio; especialmente a Manobra de Piquissiri, tática usada pelo Comandante Brasileiro Luís Alves de Lima e Silva, então Marquês de Caxias; em termos de estratégia é considerada como a mais ousada e criativa de todo o conflito.

Informações técnicas:
Autor: Pedro Américo, gênero: pintura histórica, técnica: tinta a óleo sob tela, dimensões: 198 centímetros de altura e 240 centímetros de largura, data: 1871.

Visite: www.mhn.museus.gov.br